Você está visualizando atualmente Região ganha novo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura
Acip e Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura 01

Região ganha novo Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura

Grupo integrará Associação Comercial e Industrial de Poá

O Alto Tietê recebeu mais um Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC), nesta quarta-feira (11).

O grupo integrará a Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIPoá).

A cerimônia de constituição do novo conselho foi realizada na sede da Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) e contou com a presença da presidente do CMEC da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Ana Claudia Cotait e da vice-presidente do CMEC da Facesp e presidente da ACMC, Fádua Sleiman. A implantação de um novo conselho representa o fortalecimento do empreendedorismo feminino na região.

Conselhos de Mulheres

Atualmente, o estado conta com 150 conselhos femininos e a expectativa é que este número chegue ao patamar de 300 grupos até o fim de 2022.

“Temos que nos unir, a mulher quando está fortalecida consegue chegar onde quiser. A Facesp sempre apoia a criação de novos conselhos, inclusive, oferece mentoria, instruções e tudo que precisarem para crescer. Além disso, os grupos têm uma grande atuação nas políticas públicas das cidades”, ressalta Ana Cláudia.

“Hoje, 52% dos negócios em nossa Região são administrados ou têm mulheres à frente. É importante unirmos forças para desenvolver não apenas os negócios das mulheres, mas também o fortalecer as associações comerciais do Alto Tietê como um todo, principalmente, depois de um momento em que as empresas tiveram perdas financeiras. Com os grupos de mulheres podemos trocar experiências e fazer negócios”, afirma Fádua.

De acordo com o presidente da ACIPoá, Rodolfo Zaharansky Filho, a criação do CMEC vai estimular ainda mais os negócios comandados por mulheres.

“O conselho vai fortalecer muito nossa Associação Comercial. As mulheres têm conquistado cada dia mais seu espaço profissional e lutam para alcançar seus objetivos. Estamos muito empolgados com a chegada deste grupo que irá somar em nossa entidade”, destaca.

A Associação Comercial e Empresarial de Suzano (ACE) deve ser a próxima entidade na Região a implantar o CMEC

“Este é um projeto a curto prazo. Já começamos a conversar com nossas associadas e o próximo passo é aprovação da diretoria para que possamos colocar o plano em prática. A participação das mulheres nos negócios tem crescido cada dia mais”, afirma o presidente da ACE Suzano, Fernando Fernandes.

Durante o evento, a vice-presidente do CMEC da Facesp e ACSP e vice-presidente da ACSP, Ivani Boscolo, que também é suplente da senadora Mara Gabrilli, falou sobre a importância da participação das mulheres na política.

“51% da população brasileira é formada por mulheres, o que buscamos é que a mulher conquiste este mesmo espaço na política. Participar da política é um ato de cidadania”, acrescenta.
A instituição do CMEC da ACIPoá contou com a presença, ainda, de representantes das Associações Comerciais de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos e Salesópolis.

Arrecadação

No evento, a ACMC arrecadou absorventes para a campanha Tia Chica, ação do Fundo Social de Mogi que distribui os itens de higiene para pessoas em vulnerabilidade social.

A sede da entidade é um dos pontos de arrecadação. As entregas são recebidas na sede da Associação Comercial (rua Barão de Jaceguaí, 674, Centro) de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h até o dia 31 de agosto.